Pages

Header bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader bannerHeader banner

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Life of Pi

Life of Pi by Yann Martel

Quem me segue no instagram sabe que andei louca com este livro. Em dois dias marcharam as 400 e tal páginas e ainda soube a pouco. Assim que o terminei, quis logo ver o filme. Acho que a última história que me consumiu tanto foi Memoirs of a Geisha, que ainda hoje está entre os meus livros favoritos. Se a imagem acima ainda não foi spoiler suficiente, estou a falar de Life of Pi



Life of Pi by Yann Martel

Quando comprei o livro pensei que ia ler apenas uma história sobre um naufrago que, por alguma razão bizarra, partilhou um bote de sobrevivência com um tigre durante 227 dias. Mas não, o "autor" (o narrador da história - que aparece com duas vozes distintas: a sua e a de Pi) diz-nos logo inicio que esta é uma história que nos vai fazer acreditar em Deus. 

Felizmente não soube deste carácter religioso da obra antes de o comprar porque garanto-vos que era o suficiente para me afastar o interesse. Contudo, apesar de ser um tema que está sempre presente (e que no início ganha alguma relevância na caracterização de Pi), não ganha uma dimensão central até ao final. No final sim, sentimos que precisamos que nos sentar à beira mar e reflectir sobre a vida. Mas não são essas as melhores histórias?

Life of Pi by Yann Martel

Life of Pi é um livro com duas versões de uma história e somos nós que decidimos qual preferimos. É aqui que o nosso lado crente entra em conflito com o lado racional. A história fantástica ou a crua mas realista? A parte mais irónica é que até ler a última versão dos acontecimentos, nunca duvidei a presença de Richard Parker no bote ou na ilha carnívora com suricatas mas podem crer que o meu lado céptico foi abalado pela versão "realista" de todo o seu problema.
No final, não importa a versão que escolhemos. A verdade é que o navio afunda, Pi sofre e sobrevive. Os factos não mudam mas a nossa escolha muda-nos a nós e a nossa forma de ver o mundo. 

No final, quando a segunda versão é revelada, Pi pergunta aos oficiais qual versão preferem. Eles escolhem a do tigre, ao qual Pi responde "Thank you. So it goes with God.". Será que isto significa que acreditar em Deus é uma escolha voluntária sobre uma história ou que a versão do tigre, em que Pi nunca sucumbiu ao seu lado negro, é a versão que quer que chegue a Deus? 

As perguntas que ficam no ar são muitas. Deixa-nos com aquela sensação de estranheza que implica reflexão e é por isso que é tão bom. É um livro fácil de ler, cheio de climaxes e sem partes mortas, que nos deixa sempre tensos, mas com uma mensagem e impacto maravilhoso.

Ps. Sim, depois de ler o livro vi o filme. Apesar de estar visualmente rico, há várias passagens que não estão tão claras e, no filme, são quebradas várias regras básicas de convivência com o tigre - em que no livro são centrais na coexistência de ambos - o que faz da versão cinematográfica menos realista, na minha opinião.

Já leram o livro ou apenas viram o filme? Que versão escolheram e porquê? 

FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST

6 comentários:

  1. Tenho tido tão pouco tempo para ler que nem conhecia esse livro! Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar
  2. Nunca li o livro, mas já vi o filme e gostei muito. E como sei que os livros são sempre melhores que os filmes, acho que vou dar uma oportunidade ao livro :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não é uma história que me puxe muito, não sei!

    Beijinhos. Há Giveaway a decorrer no blog! Participa e subscreve a Newsletter do blog!
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nem vi o filme pois nunca foi uma história que me suscitasse muito interesse. Achei muito interessante o livro ter duas versões.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito deste livro, até à parte em que Pi explica "tudo", senti que me estava a ser dito aquilo que era suposto eu ter "imaginado" no meio da história fantasiada, sabes? Essa parte é dolorosa, e está bem feita, mas por outro lado senti que simplesmente me estavam a dar a simbologia toda. Nunca vi o filme, entretanto...

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  6. Já vi o filme, acho a edição e as imagens lindas mas o filme um pouco parado.


    Participa no giveaway que estou a fazer no meu blog e habilita-te a ganhares um fato de banho e uns brincos da Zaful.

    http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/08/giveaway-zaful-swimsuit-earrings.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por lerem e comentarem!
Quando me fazem perguntas eu respondo aqui, directamente no comentário.
Beijinhos ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...